Yoga (Postural) Moderno

  • 82 Alunos matriculados
  • 02 Horas de duração
  • 7 Aulas
  • 1 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
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Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana.
Prof. Roberto Simões

O curso aborda o yoga a partir de Vivekananda, o primeiro yogue a trazer/mostrar a filosofia prática do yoga a um público não versado nas escrituras védicas e pertencentes ao dossel do hinduísmo. O yoga nunca mais seria o mesmo desde a sua transplantação da Índia a sociedades seculares e privatizadas religiosamente. E se o yoga (e yogues) mudaram, suas propostas espirituais também. Isso seria uma deturpação ou uma adaptação benfazeja que permite hoje mais pessoas (e inclusive mulheres) pratiquem e vivam uma "vida yoguica".

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A todos que desejam saber mais sobre o yoga/meditação que existe hoje no mundo contemporâneo.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


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Conteúdo Programático

  • 1. Apresentação do Curso Yoga (Postural) Moderno
  • 2. Aula 1: Introdução
  • 3. Aula 2: Novas Narrativas Yoguicas
  • 4. Aula 3: Chaves Interpretativas (Podcast)
  • 5. Aula 4: Yoga Moderno vs Yoga Antigo
  • 6. Aula 5: Novos Problemas do Yoga (postural) Moderno no Brasil
  • 7. Aula 6: Yoga Postural Moderno: deturpação ou inovação?

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