Yoga Bija: O Germe do Hatha-Yoga

Baseado em 4 avaliações
  • 22 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 10 Aulas
  • 5 Módulos
  • 2 Avaliações
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"oie ! Deu pena terminar o texto. Aprendi demais, tive experiências incríveis de prática no tapete após a maioria das aulas. Qdo conheci Yoga, logo conclui que havia vários tipos e que eu deveria buscar o melhor pra mim... hoje , entendo que nenhum Yoga cabe em caixas quadradas e herméticas... termos com "rizoma" , " caixa de ferramenta " , "yoga como meio" , como filosofia.... fazem todo o sentido pra mim. Obrigada Roberto e a todos os tripulantes dessa viagem massa!! "
Monica
mais avaliações

A ideia de “sêmen” também está implícita, o que também sugere “origem” e “essência” em paralelo. De fato, o texto aqui traduzido afirma conter a essência do yoga supremo e descreve as maneiras de alcançá-lo ou fazê-lo brotar. Entre as diferentes escolas de prática yogue, a hatha-yoga foi, sem dúvida, uma das mais bem-sucedidas e a que mais atraiu adeptos. A preocupação com o progresso do funcionamento corporal é um fator importante nesse interesse. Certamente, o trabalho com o corpo constitui um elemento crucial do hatha-yoga; no entanto, o conhecimento coletivo e popular da literatura e a terminologia original desta disciplina são escassos. É importante consultar o material original para ter uma melhor compreensão da história do hatha-yoga.

Extraído da tradução em espanhol do colega Adrian Muñoz do Colégio do México



O curso será totalmente gravado e disponível a todos os assinantes da Plataforma ead Yoga Contemporâneo. A cada encontro adentraremos a um dos textos mais recentes traduzidos da tradição hatha-yoga medieval. Estaremos ao vivo também, 1x/mês para sanar dúvidas das aulas gravadas. O curso é prático, pois experimentaremos por 30 dias as práticas descritas no texto e voltaremos no encontro ao vivo para dialogar sobre as experiências coletivas. Com isso, avançaremos de forma dialética "atualizando" percepções e mergulhando ainda mais no que os autores do texto do séc.XV na Índia trouxeram e o que traremos contemporaneamente sobre nossas impressões encarnadas.

A todos interessados em se aprofundar nas técnicas e no método de hatha-yoga indiano. Mas também aos estudiosos sobre yoga.

Prof. Roberto Simões
"PhD. em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Liberado de forma automática a todes concluído a participação de 100% do curso.

Conteúdo Programático

Estudar um texto sem conhecer a tradição e ordens espirituais aos quais seus autores pertencem, é se afastar da compreensão real do que os motivaram a escrever e pensar sobre seus yogas.
Há aqui neste texto, a defesa (assim como em outras escrituras yoguicas) de sua tradição em relação a outras. Neste módulo compreenderemos o "caminho supremo dos [ordem espiritual] Nathas".
  • 1. Aula 2| Purusa ou El Desfrutador
  • Laboratório Corporal de Aula
Buscaremos aqui adentrar ao conceito filosófico-prático da imanência e a crítica que realizam aos transcendentalistas que não se preocupam em preparar um corpo antes, para sentir passar "yoga". É mister cozer um corpo no fogo do yoga.
  • 1. Aula 3| O Cru e o Cozido
  • 2. Aula 4| Onde os tolos vivem, os yogis cozidos morrem
As práticas descritas no texto serão destrinchadas, mas sobretudo a sequência que os autores recomendam e seus tempos. Basicamente aqui há uma descrição de pranayamas, bandhas e descrição de asanas sentados que exerçam pressão no ânus. O objetivo é ascenção da energia kundalínica.
Aberto ao diálogo sobre todas as contradições que tenham surgido durante o nosso curso.
  • 1. Aula 8| Última Aula: Tudo sobre os Siddhis

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo