Tantra Iluminado encontra W.Reich

Curso que integra o Grupo de Estudos, onde nos deteremos na reflexão crítica de partes da obra Tantra Iluminado e alguns conceitos da obra de W.Reich.

Tantra Iluminado encontra W.Reich

Baseado em 3 avaliações
  • 27 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 17 Aulas
  • 3 Módulos
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Maravilhoso!"
Ellen
mais avaliações

Mais um curso que nasce a partir do debate reflexivo do Grupo de Estudos Yoga Contemporâneo, coord. pelo Prof.Roberto Simões e seus alunos.


Referências Bibliográficas:

REICH, W. 2004. A função do orgasmo. São Paulo: Ed.Brasiliense

WALLIS, C. 2018. O tantra iluminado. São Paulo: Ed.Tilakam

A tds interessados em se aprofundar a compreender Yoga e suas temáticas contemporâneas a partir da reflexão crítica do materialismo histórico dialético e da filosofia da diferença.

Prof. Roberto Simões
"PhD. em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Conteúdo Programático

Os principais conceitos e o que estamos abordando de ambos autores, sempre buscando compreender não o passado, mas suas influências e linnhas-de-fuga criadoras contemporâneas.
  • 1. Aula 3| Os corpos tântricos e seus poderes
  • 2. Aula 4| Siddhis e os 3 Pilares Tântricos
A busca dos saberes provisórios que a emersão na imersão das obras. Quando vagando, nomadicamente, pela imanência, percebemos mais e mais que nossa incompletude humana na perfeição da vida, nos permitem sorver da tragédia alegrias ativas ou potência em agir, mesmo que tristes. Essa é a principal lição que extrairemos da filosofia, história e práticas tântricas que a obra corporificada de W.Reich nos permite perceber com maior clareza: a verdade é inalcançável, por isso {criamos atividade} (criatividade) dos yogas e nunca absolutismos transcendentes. E mais, não estamos preocupados com que os autores "quiseram dizer", não somos replicantes ou especialistas de ninguém, mas antropófagos realizando um grande banquete ritual deles.
  • 1. Aula 5| Epifania e Ritual Tântrico
  • 2. Aula 6| Yogin Tântrico iniciado "queimador" de Karmas
  • 3. Penúltima Aula: W.Reich e a Função do Orgasmo
  • 4. Última Aula: O Inconsciente é um caos organizado por corpos
  • 5. Discussão Final

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo