Introdução a Neurobiologia da Meditação

Baseado em 37 avaliações
  • 65 Alunos matriculados
  • 06 Horas de duração
  • 18 Aulas
  • 10 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 44,00 (ou R$ 528,00 à vista) OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Adorei o conteúdo do curso, e o meio de transmissão também. Tentei em vários navegadores/computadores e de vez em quando parava, não sei se é recurso "tem alguém aí", mas fica aqui o registro. Vamos aos próximos. Parabéns aos envolvidos."
Alessandra
mais avaliações

Este curso introdutório é requisito básico para a Especialização em Neurobiologia e Filosofias da Contemplação. 

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

A especialização se destina a professores de yoga e praticantes de meditação de todas as escolas e tradições, mas também a leigos que desejam se aprofundar na prática contemplativa e suas interfaces humanas.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

Aulas iniciais onde você terá as noções mais elementares e introdutórias do assunto.
  • 1. Introdução ao Curso Neurobiologia da Meditação
  • 2. Aula 1 - Métodos Meditativos
  • 3. Aula 2 - Técnicas Meditativas
  • 4. Aula 3 - Cérebro Meditativo 1 (Início)
  • 5. Aula 4 - Cérebro Meditativo 2 (Estresse)
  • Provinha
  • 6. Aula 5: Hormônios
  • 7. Aula 6: Hormônios 2
  • 8. Aula 7: Hormônios 3
  • 9. Aula 8: Considerações Finais
Aqui neste módulo nos aprofundaremos um poucos mais sobre as temáticas do curso.
  • 1. Eixo do Estresse e muito mais
  • 2. Palestra Neurobiologia: Repassando a matéria
  • 3. Meditação, Espiritualidade e Saúde
  • 4. Neurobiologia e Filosofia da Meditação: Palestra na Casa Do Saber (2018)
  • 5. Mais Estresse
  • 6. Sistema Nervoso
  • 7. Mapa Mental do Curso
  • 8. Slides do Curso (mais completo)
  • 9. Meditação e Religião na Casa do Saber em Set/2018
Nestas 2 aulas ao vivo iniciais descobriremos os conceitos-chaves para identificar essas duas grandes áreas do saber e teremos claro que estas buscam explicações diferentes sobre o que observam.
Aula inicial, após o aluno completar os dois módulos anteriores (Básico e Base Plus). Saiba aqui nesta aula sobre os nossos marcos teóricos e uma preparação a nossa viagem por esses 8 meses juntos.
Os sistemas nervoso, imunológico e endócrino forjando o ser humano serão abordados nestas 2 aulas de forma consistente.
Nestas duas aulas ao vivo veremos desde os aspectos históricos do tema, passando pela compreensão dos conceito de sentidos e percepção, até fenômenos paranormais e espiritismo.
Aqui discutiremos as origens do yoga, suas (possíveis) definições, estilos, escolas, métodos ou organizações espirituais e sua principal característica e cerne, a meditação ou técnicas contemplativas.
Aqui será o núcleo duro da especialização, pois trataremos da história das pesquisas e testes laboratoriais dos aspectos fisiológicos. Além disso, passaremos pelas aplicações terapêuticas que estes estudos propiciaram, assim como os aspectos neuroquímicos de processos contemplativos, como meditação e a prece.
Aqui neste módulo versaremos em 2 aulas do que convencionou-se denominar de movimentos religiosos nova era. A relevância é lançar luz, a partir do caminho percorrido até aqui, como é possível à Ciência, ao contrário do que muitos imaginam, ao invés de secularizar sociedades e modos de vida, fornecer fundamentos para novas perspectivas de existência religiosa/espiritual. Discutiremos também a relação de alguns psicoativos e suas relações com experiências contemplativas, tanto como potenciadores quanto inibidores.
Buscaremos aqui responder nossas questões iniciais ventiladas durante os 2 primeiros encontros introdutórios: o que pode o ser humano e suas limitações na compreensão das próprias respostas que inventa. Tudo na busca de compreender a sua infinitude finita de estar no mundo. Será que conseguiremos criar novas linhas-de-fuga criadoras a partir de nossos encontros? Com certeza, abriremos algumas clareiras na floresta de nossas vidas nomádicas.
Voltar ao topo