Meditação e Religião
Este é curso ministrado na PUC-SP e Casa do Saber, ele nasceu do diálogo entre as técnicas contemplativas e seus enlaces espirituais.Meditação e Religião
- 35 Alunos matriculados
- 08 Horas de duração
- 21 Aulas
- 6 Módulos
- 3 meses de suporte
- Certificado de conclusão
Obtenha acesso a este e outros cursos
Meditação e religião sempre estiveram interligadas. É absolutamente recente o seu desvinculamento. Esse fato decorre de um aparente enfraquecimento da religião nas sociedades modernas. Entretanto, a meditação surge, atualmente, inspirada por motivos “espirituais” e não “religiosos”, dizem alguns. Em outras palavras, é como se afirmassem a meditação perdendo a sua tônica religiosa e transformando-se em “espiritualidade” (apenas). Sob a tutela mascarada de espiritualidade o ioga se imbrica com a ciência como legitimadora de sua existência terapêutica. Toda a sua ligação com as escrituras religiosas como a do Hinduísmo, do Ioga e Budismo, se desfaz. Agora, a meditação parece se vincular exclusivamente a neurofisiologia biomédica no arrefecimento de doenças modernas, como estresse, ansiedade e depressão. O efetivo conhecimento das relações da meditação com a religião pode nos permitir compreender a sua expansão entre nós como uma prática pretensamente laica e secular. O que na verdade revela apenas os sinuosos caminhos que os homens e mulheres fundam na contemporaneidade em busca do sentido transcendente das suas vidas. Seja intermediação de anjos ou na espera de um messias, o que diferencia a meditação aqui é que a sua linguagem religiosa se ressignificou na busca por reestabelecer por exemplo na “harmonização energética” ou “observação passiva dos pensamentos”. No fundo, o que nos mostra a expansão e popularização da meditação, pode estar em uma nova estratégia para o fim do sofrimento, elemento constituinte de qualquer das religiões.
O curso pretende abordar o assunto de forma prática e teórica. Por meio de instruções básicas introduziremos os participantes no estado meditativo para que possam vivenciar por si mesmos o conhecimento advindo de processos contemplativos. Por outro lado, a base teórica (aspectos neurofisiológicos e implicações sociológicas) permitirá que tenhamos uma perspectiva da meditação além das impressões pessoais, aumentando o repertório de cada participante sobre as escrituras religiosas/espirituais e científicas que tiveram por base as impressões advindas de meditadores experientes.
Contexto e Origem: Contextualizando religião e meditação;
Meditação e a busca de Si-mesmo e Deus;
Hinduísmo e a meditação yogue
Panorama geral acerca da relação religião/meditação: Yoga-Sutras de Patanjali e a primeira sistematização da meditação no Yoga;
Como meditam os Budistas;
O movimento religioso Nova Era e a meditação como terapia de harmonização dos corpos sutis;
Cientistas-gurus ensinam a meditar: a compreensão da meditação enquanto uma prática exclusivamente fisiológica, secular e distante do campo religioso.
Novos bens de salvação advindos da meditação: O estresse como obstáculo espiritual;
Meditação, saúde e salvação pelo relaxamento;
Novas formas de meditar, a busca pela homeostase divina e as religiões terapêuticas.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.
É objetivo do curso introduzir os conceitos básicos da meditação, de tal forma que os inscritos estejam aptos a iniciar suas práticas contemplativas sozinhos. Aos que já praticam, estes terão a oportunidade de se aprofundar nos caminhos neuroquímicos que a meditação modifica no cérebro. Além disso, ampliaremos o leque de percepção sobre o ato de meditar de forma não dogmática, ou seja, caminhando por entre escrituras antigas como as do budismo, hinduísmo e do yoga, mas contextualizando suas origens e influências sociais e filosóficas.
Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.
Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.
O doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.
Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.
A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.
Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.
Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.
Conteúdo Programático
2] Religião e seus Agentes
- 1. Introdução ao curso Meditação e Religião
- 2. Aula 1: Quem nós pensamos ser?
- 3. Aula 2: Definindo Religião e sua Estrutura
- 4. Aula 3: Religão seus Agentes e Campo Social
2] Como os Budistas Meditam
3] O movimento religioso Nova Era e a meditação como terapia de harmonização dos corpos sutis: filhos da Secularização e Privatização
4] Cientistas-gurus ensinam a meditar: a compreensão da meditação enquanto uma prática exclusivamente fisiológica, secular e distante do campo religioso (Esperam uma "Nova Ciência" como uma Religião Universal).
- 1. Aula 4: Meditação como prática ritual
- 2. Aula 5: História da Meditação
- 3. Aula 6 - Meditação e Religião: Yoga Moderno
- 4. Aula 7: O que é Religião e Meditação, afinal?
- 5. Aula 8: Linha Histórica da Meditação
2] Meditação, saúde e salvação pelo relaxamento
3] Novas formas de meditar, a busca pela homeostase divina e as religiões terapêuticas
- 1. Aula 9: Cientistas-gurus ou meditadores
- 2. Aula 10 - Meditação e Religião: Novos Bens-de-Salvação do Yoga/Meditação
- 1. Aula 11: Secularização e Privatização Religiosa
- 1. Em qual "ilusão" você vive?
- 2. Meditação, Yoga e Religião no Mundo Moderno
- 3. Meditação e a Cura da Alma Moderna
- 4. Aula Aberta na Casa do Saber: Meditação e Religião
- 5. História: Além da Meditação
- 6. Mapa Mental do Curso Meditação e Meditação (slides.pdf)
- 1. Questão 1
- 2. Questão 2
- 3. Questão 3
Cursos Relacionados
Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.