Meditação e Religião

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Meditação e Religião

  • 34 Alunos matriculados
  • 19 Horas de duração
  • 12 Aulas
  • 6 Módulos
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Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana.
Prof. Roberto Simões

Meditação e religião sempre estiveram interligadas. É absolutamente recente o seu desvinculamento. Esse fato decorre de um aparente enfraquecimento da religião nas sociedades modernas. Entretanto, a meditação surge, atualmente, inspirada por motivos “espirituais” e não “religiosos”, dizem alguns. Em outras palavras, é como se afirmassem a meditação perdendo a sua tônica religiosa e transformando-se em “espiritualidade” (apenas). Sob a tutela mascarada de espiritualidade o ioga se imbrica com a ciência como legitimadora de sua existência terapêutica. Toda a sua ligação com as escrituras religiosas como a do Hinduísmo, do Ioga e Budismo, se desfaz. Agora, a meditação parece se vincular exclusivamente a neurofisiologia biomédica no arrefecimento de doenças modernas, como estresse, ansiedade e depressão. O efetivo conhecimento das relações da meditação com a religião pode nos permitir compreender a sua expansão entre nós como uma prática pretensamente laica e secular. O que na verdade revela apenas os sinuosos caminhos que os homens e mulheres fundam na contemporaneidade em busca do sentido transcendente das suas vidas. Seja intermediação de anjos ou na espera de um messias, o que diferencia a meditação aqui é que a sua linguagem religiosa se ressignificou na busca por reestabelecer por exemplo na “harmonização energética” ou “observação passiva dos pensamentos”. No fundo, o que nos mostra a expansão e popularização da meditação, pode estar em uma nova estratégia para o fim do sofrimento, elemento constituinte de qualquer das religiões.

O curso pretende abordar o assunto de forma prática e teórica. Por meio de instruções básicas introduziremos os participantes no estado meditativo para que possam vivenciar por si mesmos o conhecimento advindo de processos contemplativos. Por outro lado, a base teórica (aspectos neurofisiológicos e implicações sociológicas) permitirá que tenhamos uma perspectiva da meditação além das impressões pessoais, aumentando o repertório de cada participante sobre as escrituras religiosas/espirituais e científicas que tiveram por base as impressões advindas de meditadores experientes. 


Contexto e Origem: Contextualizando religião e meditação;
Meditação e a busca de Si-mesmo e Deus;
Hinduísmo e a meditação yogue

Panorama geral acerca da relação religião/meditação: Yoga-Sutras de Patanjali e a primeira sistematização da meditação no Yoga;
Como meditam os Budistas;
O movimento religioso Nova Era e a meditação como terapia de harmonização dos corpos sutis;
Cientistas-gurus ensinam a meditar: a compreensão da meditação enquanto uma prática exclusivamente fisiológica, secular e distante do campo religioso.

Novos bens de salvação advindos da meditação: O estresse como obstáculo espiritual;
Meditação, saúde e salvação pelo relaxamento;
Novas formas de meditar, a busca pela homeostase divina e as religiões terapêuticas.

É objetivo do curso introduzir os conceitos básicos da meditação, de tal forma que os inscritos estejam aptos a iniciar suas práticas contemplativas sozinhos. Aos que já praticam, estes terão a oportunidade de se aprofundar nos caminhos neuroquímicos que a meditação modifica no cérebro. Além disso, ampliaremos o leque de percepção sobre o ato de meditar de forma não dogmática, ou seja, caminhando por entre escrituras antigas como as do budismo, hinduísmo e do yoga, mas contextualizando suas origens e influências sociais e filosóficas.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

       

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Conteúdo Programático

Ampliar o repertório de conhecimento sobre meditação a partir de algumas escrituras religiosas antigas para contextualizar suas influências no panorama social moderno.
1] O que nos torna humanos
2] Religião e seus Agentes
  • 1. Quem nós pensamos ser?
  • 2. Definindo Religião e sua Estrutura
  • 3. Religão seus Agentes e Campo Social
  • 4. História: Além da Meditação
1] Yoga Sutras
2] Como os Budistas Meditam
3] O movimento religioso Nova Era e a meditação como terapia de harmonização dos corpos sutis: filhos da Secularização e Privatização
4] Cientistas-gurus ensinam a meditar: a compreensão da meditação enquanto uma prática exclusivamente fisiológica, secular e distante do campo religioso (Esperam uma "Nova Ciência" como uma Religião Universal).
  • 1. Meditação como prática ritual
  • 2. História da Meditação
  • 3. Meditação e a Cura da Alma Moderna
  • 4. Aula 6 - Meditação e Religião: Yoga Moderno
  • 5. Aula 7: O que é Religião e Meditação, afinal?
1] O estresse como obstáculo espiritual
2] Meditação, saúde e salvação pelo relaxamento
3] Novas formas de meditar, a busca pela homeostase divina e as religiões terapêuticas
Períodos históricos da Meditação do Yoga "Hinduísta" (darsana) e seus diálogos com a Política e Religião que os atravessaram.

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