(a).Fundamentos do Yoga no Real

Bases Filosóficas e Fisiológicas do Yogar na Realidade num seminário de 4 dias intensos totalmente gratuitos.

(a).Fundamentos do Yoga no Real

Baseado em 1 avaliações
  • 167 Alunos matriculados
  • 06 Horas de duração
  • 12 Aulas
  • 4 Módulos
  • 1 mês de suporte
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Muito bom, obrigado pela partilha."
Abdul
mais avaliações

Nunca me esqueço, já após formado em Yoga por uma renomada escola indiana e ingressando no mestrado, o susto que levei quando ministrando uma aula sobre neurobiologia da meditação para uma turma em formação pela mesma tradição de yoga, avisto um aluno do fundo da classe (com uma daquelas blusas tipo abadá com o Shiva todo em azul estampado) levantar a mão totalmente contrariado me encarado feio, e perguntando quem eu pensava ser por desrespeitar os grandes mestres do passado. 

Ele estava me indagando assim, pois eu ousei dizer que, pela perspectiva da ciência biológica (isso em meados dos anos 2000), o Yoga Sutras, a escritura mais lida nos cursos de yoga do Brasil e do mundo e publicada (talvez) entre os séculos V-II a.E.C. por Patanjali, poderia estar equivocada.

Lembro afirmar (até hoje) que, se realmente Patanjali acreditava que o estágio meditativo traduzido por 'abstração dos estímulos externos' (ou prathyahara), viesse antes do estado de 'concentração' (ou dharana), ele estava equivocado; pois sabemos que o estágio de prathyahara, necessariamente, só pode surgir depois de dharana.

Por que estou contando este acontecimento aqui na descrição deste curso|Seminário sobre (a).FUNDAMENTOS DO YOGA? Porque ele revela o quanto é possível praticar yoga regularmente, ser professor de yoga e quiçá formador de novos profissionais neste 'novo' mercado de trabalho, vender plenitude, liberdade, fim das 'ilusões' e, ainda assim, ser capturado por pensamentos imaginários e ideias inadequadas sobre yoga, yogares e yogamentos - coloco entre aspas o novo, pois um mercado de produção e trocas dos bens simbólicos yoguicos sempre existiu.

O Seminário (a).Fundamentos do Yoga no Real  é um esforço destes meus 20 anos de estudo, prática e ensino de yoga em {reativar} a práxis yoguica calcada na imanência ou Natureza do Real. A partir da Filosofia do Corpo, traçaremos a diferença desta perspectiva cosmopolítica yoguica com os delírios transcendentalistas dos yogamentos universalistas e moralistas que dominam o campo espiritual, filosófico, teológico e terapêutico dos yogares na contemporaneidade.

Aos que me acompanham, talvez estejam até cansades de me ouvir explicar que a imanência é um filosofar na práxis (teoria-aplicada ou prática-teorizada), por isso, parto de filósofos contemporâneos como Espinosa, Spivak, Nietzsche, Deleuze, Guatarri, José Ângelo Gaiarsa, Frantz Fanon, Foucault e outres dialogando com as escrituras tradicionais yoguicas, mas sobretudo, das experimentações do corpo, onde a realidade se faz viva. O seminário é sobre YOGAS ALIADOS e as suas escrituras, tecnologias e zonas de passagens corporais de que falaremos. 

É, sei o quanto isso pode estar distante de sua vida de yogin/meditante e terapeuta corporal, mas perceba, não pretendemos interpretar os textos do yoga, nem tampouco imitá-los, replicando-os como fantoches distraidores de mentes e docilizadores de corpos, mas representar a ancestralidade yoguica atualizada no agora, para inventar futuros impossíveis de se viver.

Yoga (como terapia espiritual e 'filosofia de vida') já vive em terras brasileiras há 70 anos e está mais do que na hora de pararmos de explicar yogares, classificar suas escolas, métodos, treinar e ensinar técnicas, e passar, enfim, a transformar realidades (tese XI). Ao invés de esperarmos a liberdade (moksa, kaivalya, nirvana ou samadhi) vir do além, que tal propor, nós mesmos (comunidades yoguicas), novas realidades (samsaras) para se viver encontros alegradores e experimentar contentamentos reais? Parar de imaginar e começar a viver de forma nômade e selvagem a vida vivida na realidade. Yoga não produz conhecimento, mas agencia (ou deveria) zonas de passagens de intensidades de vida que pulsa dentro de nós.


(a)Fundamentos do Yoga no Real é um convite a todes yogins, professores, praticantes de meditação, terapeutas e curiosos a viver um yogar seu, mesmo porque, não há outro.

As inscrições são gratuitas e teremos 4 aulas ao vivo pelo Zoom. Entre os dias 06-09 de Junho teremos bastante trabalho pela frente e conto com você. 

Um forte abraço e obrigado pelo carinho de chegar até aqui.

Prof. Beto Simões

Beto Simões é graduado em Ed.Física com mestrado e doutorado em Ciência da Religião e estágio de posdoc entre a PUC-SP e a UFS, sempre investigando yoga, yogins e yogares brasileiros. 

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

A todos interessades (praticante ou não) em Yoga e Meditação. Será um curso divisor de águas para você com toda certeza.

Prof. Roberto Simões
"Graduado em Educação Física fez mestrado e doutorado em Ciência da Religião pela PUC-SP e se especializou em Psicologia, Fisiologia e Yoga. "

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed. Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

O doutorado veio na sequência, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna reforma os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Investigou em 2022 a história do Yoga Latino-Americano, durante seu pós-doutoramento pela Universidade Federal de Sergipe e Puc-SP.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Conteúdo Programático

Dialogamos aqui sobre a história dos Yogas e suas personagens descrita por seus afetos sacerdotais, proféticos, místicos e feiticistas.
  • 1. Yoga como Filosofia Aberta
  • 2. A Luta do Yoga aos Corpos Vazios e Cheios de Si
  • 3. Fazer Meu Yoguinha: Meditar como Atributo Humano
Neste módulo é o momento de descolarmos as diversas perspectivas yoguicas entre os yogamentos transcendentalistas e universalistas (duais ou não-duais) dos yogamentos da Natureza (aqueles que não desprezam corpos) ou imanentistas.
  • 1. Yogar Anti-Plenitude
  • 2. Yogar no Caos, como é?
  • 3. Yoga Desforma
  • 4. Fazer meu Yoguinha: Yoga como um mergulho pra fora dos Ordenadores de Realidade
Ao invés de classificar yogamentos, qualificar os afetos agenciados por yogares. Esclarecemos aqui também essa nova gramática da imanência: Yoga, yogar e yogamento.
  • 1. Yoga como um Ordenador de Realidade (ou maya)
  • 2. Uma Estória das Hitórias dos Yogas
  • 3. As Estórias dos Yogas
Falaremos aqui dos estados corporais ou das zonas de passagens alegradoras promovidas pelos rituais yoguicos na perspectiva da imanência, ou dos yogares naturais/feiticistas.
  • 1. Como (des)Construir um Yoguico
  • 2. O que eu tenho a ver com isso?

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo