Estórias da História do Yoga: Afundamentos Perspectivos do Yoga

  • 06 Horas de duração
  • 9 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 3x R$ 63,08 (ou R$ 180,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana.
Prof. Roberto Simões




O Prof.PhD. Roberto Simões do  @Yoga Contemporâneo   elaborou uma visita neste curso às 4 fases distintas da história do yoga. O diferente aqui (e não a repetição) é nos "afundarmos" (e não nos "fundamentos" o que pressuporia categóricos universais de investigação) às estórias mal-contadas e mal-ditas (ou "esquecidas", propositadamente) dos contextos sociais, econômicos, políticos e religiosos que sempre permearam os mais diversos atravessamentos de yogi(ni)s que ajudaram a criar essas fases históricas. Por isso "estórias da história", pois cada período yoguico traz consigo os infinitos afectos e perceptos do(a)s yogi(ni)s que ajudaram a erigir Yogas. Os yogas são construções humanas e não sobre-humanas. Os yogas é deste mundo, em suma, por isso, pertence a cartografias específicas e iremos transitar no curso em diversas delas para buscar ideias adequadas sobre os yogas (e yogi(ni)s) contemporâneos. A máxima "Conhece-te a Ti mesmo" cabe também aos yogi(ni)s e seus yogas.


(1) Período Antigo| yogas antes da cultura védica

(2) Período de Patanjali| yogas na cultura védica

(3) Período Medieval| o surgir do hatha-yoga

(4) Período Moderno| yogas fora da Índia





OBS: E não se preocupe se não conseguir assistir as aulas ao vivo, pois elas serão gravadas e ficarão disponíveis por 3 meses.




Este é um espaço de produção e disseminação de conhecimento totalmente independente que vive de quem o consome. Por isso assine a nossa Plataforma EAD e mantenha essa canal funcionando.

 .

Seja muito bem-vinde e divirta-se!

Cordialmente

Roberto Simões

.

Site: https://www.yogacontemporaneo.com/

Insta: @yoga_contemporaneo

Plataforma EAD (de baixo-custo): https://robertosimoes.eadplataforma.com/

.

Prof.PhD.Roberto Simões

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, pesquisador do Centro de Estudos em Religiões Alternativas do Brasil pela mesma instituição e revisor da Revista de Estudos da Religião sobre a temática Yoga e Meditação. Atualmente edita o Site Yoga Contemporâneo, produz conteúdo no Podcast Yoga Contemporâneo e Cursos livres de baixo-custo na Plataforma EAD Roberto Simões.

..

..

Já está no ar meu novo curso na Plataforma EAD Yoga Contemporâneo:

.

Yoga Malandro: liberdade, sofrimento e outras ficções

.

Físico: https://www.editoradialetica.com/product-page/yoga-malandro

.

 Ebook: https://ler.amazon.com.br/kp/embed?asin=B08BFGQGXK&preview=newtab&linkCode=kpe&ref_=cm_sw_r_kb_dp_bkn7EbESADKEZ

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

A todos interessados em pensar Yoga além dos que nos contam. Curso voltado a professores, alunos, mestres esclarecidos e yogi(ni)s cansados.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

  • 1. Aula Zero| Introdução
  • 2. Aula 1| Yoga na Índia Antiga
  • 3. Aula 2| Período Védico ou "Clássico" do Yoga: Patanjali e o (seu) Yoga
  • 4. Aula 3| Hatha-Yoga Medieval (séc. VII-XI)
  • 5. Aula Final| Período Moderno
Voltar ao topo