Entenda o Hatha-Yoga (curso teórico)

  • 66 Alunos matriculados
  • 07 Horas de duração
  • 18 Aulas
  • 4 Módulos
  • 3 meses de suporte
Parcele em 12x R$ 20,08 (ou R$ 199,90 à vista) OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana.
Prof. Roberto Simões

Apresentamos aqui as boas vindas aos novos inscritos e o conteúdo programático do curso. O objetivo deste curso não é o ensino das técnicas hatha-yogicas mas a compreensão de dois dos seus principais livros (Hatha-Yoga Pradipika e o Gheranda Samhita) ma visão filosófica. 

Buscaremos fornecer chaves-interpretativas para estudiosos, acadêmicos, curiosos, yogi(ni)s e professores possam adentrar nesta literatura com a visão de sua "Filosofia Incorporada" e não apenas como "preparatório técnico". Estas duas escrituras, muito além do arsenal técnico, possui uma refinada filosofia que não deve a mais nenhuma para se compreender o yoga produzido/criado no período medieval indiano, portanto 1 mil anos após Patanjali e seu Yoga-Sutras. 

Dessa forma, convido-x a mergulhar no Hatha-Yoga por duas de suas escrituras basilares, mas não para aprender a mecânica de posturas, limpezas, respiratórios, gestos e estados meditativos, mas em um universo e potente ordenador de realidade. 

Divirta-se hermaxs! 

Prof.PhD.Roberto Simões Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, pesquisador do Centro de Estudos em Religiões Alternativas do Brasil pela mesma instituição e revisor da Revista de Estudos da Religião sobre a temática Yoga e Meditação. Atualmente edita o Site Yoga Contemporâneo, produz conteúdo no Podcast Yoga Contemporâneo e Cursos livres de baixo-custo na Plataforma EAD Roberto Simões. 

Site: www.yogacontemporaneo.com 

Insta: @yoga_contemporaneo 


3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

O curso é uma introdução a filosofia incorporada de yogi(ni)s do período medieval indiano (por volta do séc.X d.C.), deste modo, se destina a interessados sobre filosofias do corpo, portanto, não-duais. Mas também a professores de yoga/meditação e estudantes que desejam ir além do aprendizado da mecânica das técnicas de yoga. A todos que visam compreender a filosofia do Hatha-Yoga, não como "complementar" mas, efetivamente, um modo viver autônomo, este curso pode lhe ser útil.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Conteúdo Programático

Escritura medievalista do yoga, fundante do que conhecemos hoje como Hatha-Yoga
  • 1. Versão digital do Hatha-Yoga Pradipika
  • 2. Aula 3: Asana
  • 3. Asanas descritas no HYP
  • 4. Aula 4: Pranayama
  • 5. Aula 5: Mudra
  • 6. Aula 6: Samadhi
Chaves de Leitura que lhe ajudarão a adentrar nesta escritura munido de um arsenal que lhe capacitará a compreender sua filosofia.
  • 1. Versão digital do Gheranda Samhita
  • 2. Aula 7: Kriya
  • 3. Aula 8: Asana e Mudra
  • 4. Aula 9: Prathyahara e Pranayama
  • 5. Aula 10: Dhyana e Samadhi
Material de suporte imprescindível que complementa e reforça os estudos.
  • 1. Palestra sobre Hatha-Yoga (Sesc Pinheiros/SP)
  • 2. Yoga como uma filosofia aberta
  • 3. Yoga como ordenador de realidades
  • 4. Pensando o Yoga de hoje à luz dos yogi(ni)s de ontem
Voltar ao topo