Yoga Sutras

Baseado em 6 avaliações
  • 106 Alunos matriculados
  • 11 Horas de duração
  • 27 Aulas
  • 5 Módulos
  • 4 Avaliações
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
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"muito massa o curso e a maneira que expos o yoga sutras! sempre tive contato com autores que tinha m uma visão dualista. E ficava numa luta interna pra entender como , e onde ficava este tal " Purusa". e tb por alguns sutras serem super difíceis de entender e uma certa contradição ao expor Purusa sendo contaminado pelos sentidos . E ai ficava pensando como algo que não mexe e é intocado pode ser tingido!. isso ficou claro com a visão monista! valeu e vai curintia kkkk"
Fernando
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Curso em andamento onde estudamos diversas versões (comentários e traduções) do Yoga Sutras, escritura seminal a yogues e meditadores de todas as tradições. É neste texto, por volta do séc.V-II a.C., em que um brâmane (sacerdote da religião hinduísta, sistematiza o que conhecemos hoje como a "filosofia do Yoga". Abordamos, entretanto, o Yoga Sutras por uma perspectiva não-dual (ou monista) esta antiga filosofia espiritual baseando - e essa é a singularidade desse curso - na filosofia ocidental de Deleuze, Guatarri, Bergson, Nietzsche e Espinosa como chaves-interpretativas modernas ao conhecimento antigo dos indianos. Mas por quê isso? Pois entendemos que este pode ser uma caminho pedagógico bastante enriquecedor e uma via didática interessante. As descobertas são incríveis e valorizam, ao nosso percebimento, retomar o processo criativo de nossas vidas; essa sim, a potência deste texto.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

A todos os leigos e de mente aberta.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


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Conteúdo Programático

Dialogamos aqui neste módulo sobre assuntos relacionados ao Yoga Moderno, e isso quer dizer abordar o yoga dentro do contexto histórico, social, religioso e político a partir de 1893, quando se inicia o processo de transplantação do Yoga a um contexto cultural fora da Índia e do dossel hinduísta.
  • 1. Introdução ao Curso Yoga-Sutras
  • 2. Ouça o YogaSutras na versão de T.K.V. Desikachar
  • 3. Ouça o Yoga Sutras na trad. do Profa. Carlos Eduardo G. Barbosa
  • 4. Versão YS da Profa.Lilian Gulmini
  • 5. Versão do YS do Prof.Carlos Eduardo G.Barbosa
  • 6. Animação sobre 8 passos do Yoga (asthanga yoga)
  • 1. Cap.2 YS Aula 1 (Sadhana Pada)
  • 2. Cap.2 YS Aula 2 (Sadhana Pada)
  • 3. Aula-Reforço 1: Yoga Sutras (cap.2)
  • 4. Aula-Reforço 2: Yoga Sutras (cap.2)
  • Teste Cap.2 YS
  • 1. Cap.3 YS Aula 1 (Vibhuti Pada)
  • 2. Cap.3 YS Aula 3 (Vibhuti Pada)
  • 3. Cap.3 YS Aula 2 (Vibhuti Pada)
  • 4. Cap.3 YS Aula 4 (Vibhuti Pada)
  • 5. Cap.3 YS Aula 5 (Vibhuti Pada)
  • 6. Cap.3 YS Aula 6 (Vibhuti Pada)
  • 7. Aula-Reforço do Cap.3: Yoga-Sutras
  • Cap.3 YS: Provinha
  • 1. Cap.4 YS Aula 1 (Kaivalya Pada)
  • 2. Cap.4. Aula 2 YS: (Kaivalya Pada)
  • 3. Cap.4 Aula 3 YS: (Kaivalya Pada)
  • 4. Cap.4 Aula 4 YS: (Kaivalya Pada)
  • 5. Aula-Reforço: Cap.4 YS (Kaivalya Pada)
  • Provinha Cap.4 YS
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