Curso Livre em (des)Formação em Yoga/Meditação

  • 39 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 16 Aulas
  • 5 Módulos
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana.
Prof. Roberto Simões

Buscar definir o Yoga sempre foi uma tarefa difícil. As experiências advindas de suas práticas fundamentam, entretanto, a convicção de seus praticantes que o Yoga promove transformações comportamentais e, por isso, sociais e no espírito também. Com a crescente racionalização do mundo, o Yoga antes apenas circunscrito aos ditames religiosos doutrinários dos indianos hinduístas (convenhamos, uma parcela bem restrita do mundo antes de 1900), ganha a sua força globalizante. Essa mudança de um Yoga “indiano e hinduísta” para um Yoga “global e plural”, exigiu mudanças em sua estrutura tanto filosóficas, quanto sociais, políticas e, obviamente, religiosas/espirituais. O Yoga, não obstante, ainda promove novas experiências, cria inúmeras novas expressões corporais e mentais, alavanca novos líderes e grupos que afirmam representa-lo modernamente (por serem ancestrais). Não é incomum, neste novo cenário acelerado de informações e consumista em que vivemos, alguém pular etapas para “alcançar (rápido) sua meta”. Isso tem ocorrido no mundo yoguico moderno. Ninguém se permite o tempo necessário para “ruminar” os efeitos da experimentação do Yoga/Meditação em si. Com isso, quem nunca praticou yoga/meditação se torna “professor” em 3, 5, 8 meses! Este curso se propõe a “formar” praticantes de yoga/meditação e não a “capacitar” profissionais do yoga/meditação. Entendemos que o encontro do Yoga com a Ciência e outras formas de conhecer, sobretudo dos filósofos ocidentais, não o desencantam no entanto, mas legitimam muitas vezes suas (e infinitas novas) narrativas yoguicas/meditativas na compondo outros corpos/mentes yoguicas como expressão espiritual “mundial” – e não mais apenas nos corpos/mentes indianas. Ao mesmo tempo, o yoga/meditação, como não poderia ser o contrário, vem sendo anexado/bricolado suas “técnicas” corporais/mentais em laboratórios acadêmicos das mais renomadas universidades do mundo, mas também, nas “escrivaninhas” de muitos pensadores. Desses inusitados encontros, compreender o yoga/meditação exigem um tempo indispensável de maturação, de estudo, vivência para 2 que a sua compreensão (sempre corpórea/fisiológica) se apresente em dialética com o ser e o (seu) mundo. Convido você então, a se aventurar neste curso/seminários inédito e se apaixonar pelo yoga por um prisma novo, mas sem desrespeitar ao antigo. Na verdade, respeitando a “essência” do yoga: o equilíbrio entre forças que te alegram e os inevitáveis encontros de corpos que lhe entristecem, em busca da liberdade do equilíbrio que nunca se estabelece sem o olhar atento ao único mundo/realidade que existe: o aqui e o agora.

.

A seguinte tabela antecipa a descrição detalhada de cada uma das unidades curriculares do curso.

[Filosofia]

Aula 1: Narrativas de Realidade Aula 2: Construções sociais da realidade: Codificação e Sobrecodificação Aula 3: A noção do Corpo sem Órgãos no Yoga/Meditação Aula 4: Formas de conhecimento: Instinto, Inteligência e Intuição Aula 5: Anti-Plenitude, Virtudes Moral Aula 6: Formas de Viver: Camelo, Leão e Criança Aula 7: Neuróticos e Esquizofrênicos Aula 8: No caminho do Criador 4

[Escrituras do Yoga/Meditação]

Aula 1: Cap.1 YS: Samadhi/ Estado de yoga (“integração”) Aula 2: Cap.1 YS: Samadhi/ Estado de yoga (“integração”) Aula 3: Cap.2 YS: Sadhana/ Caminho espiritual do yogue Aula 4: Cap.2 YS: Sadhana/ Caminho espiritual do yogue Aula 5: Cap.3 YS: Vibhuti/ Descaminhos espirituais do yogue Aula 6: Cap.3 YS: Vibhuti/ Descaminhos espirituais do yogue Aula 7: Cap.4 YS: Kaivalya/ Liberação yoguica Aula 8: Cap.4 YS: Kaivalya/ Liberação yoguica

[Fisiologia do Yoga/Meditação]

Aula 1: Sistema Sensório-motor: Sensações e Percepções 1 Aula 2: Sistema Sensório-motor: Sensações e Percepções 2 Aula 3: Eixo do Estresse e os Klesas Aula 4: Neurofisiologia do Yoga/Meditação 1 Aula 5: Neurofisiologia do Yoga/Meditação 2 Aula 6: Sistema Respiratório e Pranayama Aula 7: Sono, Descanso e a sua Psiquê Aula 8: Bioquímica e Prana/ “Energia”

[História Sociopolítica e Religiosa do Yoga/Meditação]

Aula 1: Período Pré-Patanjali: Yogues Selvagens 1 Aula 2: Período Pré-Patanjali: Yogues Selvagens 2 Aula 3: Período Patanjali: Yogues Bárbaros 1 Aula 4: Período Patanjali: Yogues Bárbaros 2 Aula 5: Período Medieval: Yogues Bárbaros (e retorno ao Selvagem) 1 Aula 6: Período Medieval: Yogues Bárbaros (e retorno ao Selvagem) 2 Aula 7: Período Moderno: Yogues Civilizados 1 Aula 8: Período Moderno: Yogues Civilizados 2

A todos aqueles que desejam aprender a ser yogues/meditadores antes de professores/mestres.

Prof. Roberto Simões
"Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

       

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

Módulo em que abordamos a filosofia contemporânea em dialética com os princípios do Yoga e as suas Escrituras.
.
1] Narrativas: Monismo (ou Não-Dual) e Dualismo
2] Sociedades e seus tipos de controles: Codificação, Sobrecodificação e Axiomatização
3] Corpos Sem Órgãos (CsO): A Subjetivação objetivada
4] Formas de Conhecer: Imaginação, Razão e Intuição
5] Anti-Plenitude: Virtude, Moral e Ética na Imanência
6] Tipos Existenciais: Camelos, Leões e Crianças
7] Psicologia do Yoga/Meditação: Loucura e Sanidade (módulo Miila)
8] No Caminho do Criador de Singularidades Criativas de Existir: Nomadismo e Criação do CsO a partir do Yoga/Meditação
  • 1. Aula 1
  • 2. Aula 2
  • 3. Aula 3
  • 4. Aula 4
  • 5. Aula 5
  • 6. Aula 6
  • 7. Espinosa e Nós O Corpo e seus Afetos!
  • 8. Como Criar para Si um Corpo Sem Órgãos (CsO)
  • 9. Yoga Anti-Plenitude
  • 10. Yoga como Ordenador de Realidade
  • 11. Música Blue Train (J.Coltrane)
Abordamos aqui neste módulo uma discussão sobre o principal livro sagrado do Yoga, o YogaSutras de Patanjali.
  • 1. Leitura do Yoga-Sutras (Trad. Carlos Barbosa)
  • 2. Leitura Yoga-Sutras (Trad. Desikachar)
Módulo destinado a mergulhar nos sistemas organizacionais dos nossos corpos orgânicos:
1) Bioquímico e Digestório
2) Cardiorrespiratório
3) Neurofisiológico
4) Neuromuscular
Área de estudos sobre o diálogo do Yoga/Meditação com a sua trajetória desde os tempos antigos dos yogues, passando por seu período "clássico", medieval até os tempos modernos atuais.
  • 1. Yoga/Meditação chegando ao Ocidente
InSanidAdes sOnorAs
  • 1. Avidya e Maya em diálogo
  • 2. Como se Transformar em um Yogi Malandro
Voltar ao topo