Coletivo OMambembe de Arte|Yoga

Cozendo corpos e fazendo arte na aliança com os yogas nômades. Faça parte do grupo de estudos e artes: Coletivo OMambembe

Coletivo OMambembe de Arte|Yoga

Baseado em 3 avaliações
  • 36 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 11 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 mês de suporte
Acesso Gratuito OU
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"ver as coisas me faz sentir que eu to no lugar certo! haha adorei"
Gabriella
mais avaliações

Coletivo OMambembe


Nosso objetivo é experimentar e expandir a superfície de contato de nossos corpos em afetar e serem afetades na produção de afectos nas cruzas entre arte e yoga. Por isso, convidamos artistas, yoguis e yoguinis inventores de linhas-de-fuga criadoras para um conjunto de 7 encontros e atividades online que acontecerão entre os meses de setembro e novembro.

A ideia do curso ARTE E YOGA é produzir reflexões e práticas artísticas/yoguicas em conjunto. O projeto é nômade, ou seja, somos uma espécie de artesãos de cartografias outras, compondo e cozendo encontros potentes através de um processo criativo pluraversalista que mira romper as linhas imaginárias dos limites estéticos dominantes de saberes monorracionalizantes para fora e além de carismas, igrejas e cânones.

Nessas conversas iremos definir os assuntos a serem discutidos e as propostas artísticas/yoguicas que serão realizadas no decorrer do percurso. 

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

A todes interessados em cuidar de si e expandir sua capacidade em afetar e ser afetado por outros corposmentes.

Prof. Roberto Simões
"PhD. em Ciência da Religião pela PUC-SP. Investiga há mais de uma década o Yoga/Meditação e seu diálogo com a sociedade latino-americana."

           

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, possui a sua graduação em Ed.Física e especialização em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Após alguns anos estudando e praticando ioga lançou um livro em co-autoria sobre os aspectos neurofisiológicos e espirituais que envolvem o ioga e a sua mais conhecida prática, a meditação.

Após alguns anos trabalhando como voluntário em grupo de estudos de psicobiologia da UNIFESP enveredou para as humanas e a filosofia, investigando por seis anos a religiosidade do ioga brasileiro. No seu mestrado pesquisou a íntima relação que o ioga contemporâneo vem estabelecendo com a ciência biomédica. Essa aproximação - ioga e biomedicina científica - transforma cada vez mais a prática espiritual ioguica mais como técnica terapêutica laica. O seu foco, no entanto, estava nas ressignificações que esse contato surtiu na doutrina do ioga contemporâneo e, em específico, no surgir das escrituras modernas.

doutorado veio na sequencia, a partir de um problema surgido ao final da sua dissertação. Se a doutrina moderna do ioga havia de ressignificado, qual o impacto disso na proposta antiga de libertação humana (kaivalya)? Desse modo, sai a campo investigando 10 iogues renomados no Brasil e mais 3 cientistas da área biomédica que investigam o ioga como técnica terapêutica.

Entretanto, o grande mote da tese foi evidenciar que o flerte do ioga com a ciência moderna tem reformado os seus preceitos espirituais, como dos klesas em estresse, samadhi em relaxamento-espiritualizado e kaivalya em homestase-eterna.

A repercussão dessa transformação em processo tem conduzido ao ioga contemporâneo desvincular-se do Hinduísmo e da mística Nova Era; como resultado, os iogues mais tradicionalistas reclamam um "retorno à tradição". Seu projeto em andamento (S)sendo Yoga Latino-Americano dá continuidade a essa investigação, agora se preparando para seu pós-doutoramento.

Seu foco de investigação está no ioga contemporâneo com a sociedade latino-americana e suas interface como uma nova espiritualidade autônoma em processo.

Mas o que ele gosta mesmo é estar com a sua família na ilha de Floripa ou viajando com ela, e dialogando com os seus alunos pelas cidades brasileiras e latino-americanas.


Caio Neves
"Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual. "

   

Caio Neves


Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual. Coordena a área de cinema do Centro Cultural da UERJ, onde ministra cursos, organiza cineclubes e outras atividades ligadas ao audiovisual. Também atua como assistente de curadoria em exposições de arte, tendo trabalhado em exposições no RJ e em SP. Se interessa pelas interfaces entre cinema e arte contemporânea.


Conteúdo Programático

  • 1. Oficina 1
  • 2. Oficina 2
  • 3. Encontro Coletivo 1| 09/09/21
  • 4. Encontro Coletivo 2| 23/09/21
  • 5. Encontro Coletivo 3| 07/10/21
Abra, leia, ouça, dance... brinque a vontade.
  • 1. Aula 1: Ascese e Liberdade da Série Cuidar de Si| Podcast
  • 2. Aula 2: Conceitos da Série Cuidar de Si| Podcast
  • 3. Aula 3: Somos Fluxos da Série Cuidar de Si| Podcast
  • 4. Aula 4: Ascetismo da Série Cuidar de Si| Podcast
  • 5. Aula 5: Alegrias e Tristezas da Série Cuidar de Si| Podcast
  • 6. Aula Final: Criação de Si-Mesmo da Série Cuidar de Si| Podcast
Voltar ao topo